Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP Eleitoral processa políticos e rádio estadual no RJ por campanha irregular

    Quatro candidatos são acusados de usar 94 FM a serviço de propaganda antecipada

    há 6 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) processou os pré-candidatos Rafael Ponzi, Bruno Kazuhiro, Pedro Rafael e Pedro Cavalcante por propaganda eleitoral irregular e antecipada num programa da rádio 94 FM (Roquette Pinto). Eles são acusados de usar o programa Bomba Tônica, apresentado por Ponzi, para promover suas pré-candidaturas ao vivo com a conivência da emissora estadual, também ré no processo. Foram feitas referências explícitas às pretensões eleitorais, divulgando páginas de contato e acesso a atos de campanha.

    Uma rede social de Ponzi também foi usada para mensagens em busca de votos. Nas publicações, se observam frases como “Vem pra urna” e “Vamos votar com consciência” em alusão à sua participação no pleito. A legislação eleitoral vedou qualquer propaganda antes de 16 de agosto e impede que um programa seja apresentado ou comentado por pré-candidato após 30 de junho. Para a PRE, o programa Bomba Tônica, com menos de um ano de existência, serviu como plataforma política dos réus da ação.

    “Do conjunto dos fatos demonstrados, não se duvida que a intenção de criação do programa tenha sido a de promover a divulgação ilícita de interessados em concorrer nas próximas eleições, explicitando suas campanhas e propagandeando redes sociais de candidatos”, afirmou a procuradora regional eleitoral auxiliar Adriana de Farias Pereira.

    Na ação, a PRE pediu a cada candidato uma multa de R$ 25 mil, valor máximo previsto, e requereu que Ponzi fosse obrigado a retirar todo conteúdo com pedido de votos nas redes sociais e outros sites, sob pena de pagar multa de R$ 1 mil por dia.

    “Nem os mais humildes dos seres humanos teriam dúvidas com relação ao pedido de votos de Rafael em período anterior ao legalmente aceito e em violação à isonomia que se deve ter presente nos pleitos eleitorais”, afirmou a procuradora.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
    Tel.: (21) 3554-9003/9052
    Twitter: @mpf_prr2

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-eleitoral-processa-politicos-e-radio-estadual-no-rj-por-campanha-irregular/613539602

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)