Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lava Jato: Triunfo não colaborou com investigações da operação Integração

    Empresa negou fatos e sua responsabilidade nas irregularidades apontadas pela força-tarefa

    há 6 anos

    Ao contrário do que foi divulgado em nota oficial da Triunfo Participações e Investimentos, na semana passada, a força-tarefa da operação Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) informa que, mesmo com inúmeras evidências da existência de graves irregularidades, a empresa jamais prestou qualquer auxílio às autoridades para esclarecer as investigações relativas à corrupção de concessionárias de pedágio do Paraná que levaram gestores do grupo à prisão.

    Pelo contrário, a única documentação apresentada pela empresa referente a um “processo de revisão interna” concluiu que no processo de contratação do operador financeiro Rodrigo Tacla Duran “não foram identificadas eventuais situações que aparentassem desconformidade com os procedimentos e políticas de integridade da Companhia.”

    Segundo a denúncia apresentada no último mês de abril e decorrente da primeira fase da operação Integração, a apuração levantou indícios significativos de irregularidades, sobre as quais a empresa não apresentou, até o momento, nenhuma defesa consistente. Consta na denúncia, por exemplo, que os itens da proposta comercial da concessionária apresentavam sobrepreço, havendo ainda a existência de inúmeras despesas simuladas com empresas de fachada; essas despesas simuladas impactam diretamente a Taxa Interna de Retorno (TIR). A mesma acusação apontou indícios de que o argumento de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos é usado como subterfúgio para obtenção de aditivos abusivos que tem como pano de fundo o pagamento de propinas milionárias a agentes públicos e políticos.

    Além de não apresentar justificativas ou explicações para os ilícitos já apontados, a investigação indica que, mesmo após a prisão em fevereiro deste ano, do principal gestor da concessionária Econorte, controlada pela Triunfo, o atual administrador da empresa continuou atuando para dificultar o trabalho das autoridades, chegando a encomendar pareceres jurídicos com conclusões pré-determinadas, e negociando novos aditivos contratuais com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), mesmo diante de todas as ilegalidades já comprovadas nestes procedimentos.

    A 55ª fase da operação Lava Jato foi deflagrada no dia 26 de setembro para investigar o pagamento sistemático de propinas por parte de concessionárias de pedágio do Paraná desde 1999.

    Lava Jato – Acompanhe todas as informações oficiais do MPF sobre a operação Lava Jato no site www.lavajato.mpf.mp.br

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal no Paraná

    Atendimento à imprensa
    Fones: 41. 3219-8843/ 3219-8934/ 98700-2242/ 98852-7555
    E-mail: prpr-ascom@mpf.mp.br
    Site: www.mpf.mp.br/pr
    Twitter: www.twitter.com/MPF_PRPR



    Atendimento ao cidadão
    Fone: 41. 3219-8700

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações475
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lava-jato-triunfo-nao-colaborou-com-investigacoes-da-operacao-integracao/632866835

    Informações relacionadas

    Barbara Fonseca Caporali, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Relatório do caso Via Varejo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)