Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Raquel Dodge ressalta importância de programa de ressocialização de pessoas com longas internações psiquiátricas

    PGR participou de evento que também marcou a abertura da exposição “Morar em Liberdade: 15 anos do Programa de Volta para Casa”

    há 6 anos

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou, nesta terça-feira (16), da abertura de atividade promovida pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) para celebrar os 15 anos do Programa de Volta Para Casa. Trata-se de uma iniciativa criada por meio da Lei Federal 10.708/2003, que instituiu o auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas. O evento da PFDC contou com uma roda de conversa que debateu os principais desafios relacionados ao direito à saúde mental no Brasil.

    A PGR ressaltou que o programa segue os preceitos previstos na Constituição Federal de 1988, de que todos são iguais em dignidade e em direitos. Para a PGR, trata-se de um fato relevante, já que o mês de outubro marca os 30 anos de promulgação da Constituição. “É importante contribuir para a implementação de uma política exitosa como essa, que é baseada na ideia do aumento da autonomia das pessoas, do resgate da cidadania, e que aposta na ressocialização e na convivência harmônica em uma sociedade plural. Isso está no âmago do que é essencial da Constituição de 1988”. Também participaram do evento a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e a diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), Fabiana Damásio.

    Ao falar sobre as pessoas que sofrem de transtornos mentais, a PGR lembrou que é necessário um olhar de cuidado, de solidariedade e de empatia para que elas possam ser reintegradas à sociedade de forma adequada. Raquel Dodge também aproveitou a oportunidade para celebrar o Sistema Único de Saúde estabelecido pela Constituição de 1988. “É uma das mais extraordinárias políticas públicas brasileiras. O acolhimento é universal, sem discriminação de local de nascimento, orientação sexual, condição social, idade, cor. É um sistema que tem, na sua essência, a ideia de igualdade de tratamento”, destacou a procuradora-geral.

    Já Deborah Duprat citou a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência que define a deficiência como parte da diversidade humana. Segundo ela, esse trecho da convenção resume a vida, a coletividade norteada pelo princípio da solidariedade e prega a igualdade. "Em algum momento das nossas vidas, a gente vai ser alguém com deficiência, algum momento a gente vai ter de enfrentar essa barreira, seja social, seja de atitude. E essa barreira, uma vez superada, nos faz sujeitos plenos de direitos".

    O evento também marcou a inauguração da exposição fotográfica “Morar em Liberdade: 15 Anos do Programa de Volta para Casa”. Com imagens fotográficas e videográficas, a instalação contextualiza essa política pública e retrata o cotidiano dos egressos do sistema psiquiátrico de Barbacena (MG). A mostra é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), do Ministério da Saúde e da TV Pinel, e ficará aberta ao público até 30 de outubro, na sede da Procuradoria-Geral da República em Brasília.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/raquel-dodge-ressalta-importancia-de-programa-de-ressocializacao-de-pessoas-com-longas-internacoes-psiquiatricas/637830646

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)