Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF cria Grupo de Intervenção Rápida contra Superdesmatamentos na Amazônia

    Objetivo é construir modelos de trabalho para atuação célere contra desmatamentos com área superior a 400 hectares

    há 6 anos

    A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR) criou o Grupo de Intervenção Rápida contra Superdesmatamentos. Composto por cinco procuradores da República, o grupo é permanente e tem como objetivo promover a rápida repressão civil e criminal a desmatamentos com área superior a 400 hectares identificados na Amazônia Legal.

    O grupo deverá construir fluxogramas e modelos de trabalho replicáveis em todas a unidades do MPF situadas na Amazônia, para garantir aos procuradores responsáveis pelos casos de superdesmatamentos elementos e subsídios para uma atuação célere e eficaz, tanto na esfera cível quanto na criminal.

    Pela metodologia de trabalho, o grupo será responsável por consolidar parcerias para receber alertas em tempo real de grandes desmatamentos e fazer o cruzamento imediato das informações dos polígonos com bases de dados públicas (Cadastro Ambiental Rural, Sistema de Gestão Fundiária – Sigef, Terra Legal, banco de dados de autuações e embargos do Ibama, entre outras), para identificar possíveis responsáveis e beneficiários. Também vai verificar se há autorização para o desmatamento concedida por órgão do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e se houve vistoria in loco por parte do Ibama e do ICMBio na área, podendo solicitar fiscalização e adotar outras medidas investigativas adicionais para punir o desmatamento.

    A intenção é que atuação do grupo contribua para aprimorar tanto a atuação do MPF quanto a de instituições parceiras no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.

    Veja abaixo a composição do grupo:

    Ana Carolina Haliuc Bragança – Procuradora da República no Amazonas - Coordenadora
    Antônio Augusto Teixeira Diniz – Procurador da República no Município de Oiapoque
    Daniel Azevedo Lôbo - Procurador da República em Rondônia
    Daniela Lopes de Faria – Procuradora da república em Rondônia
    Joel Bogo – Procurador da República no Acre

    Íntegra da portaria de criação





    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-cria-grupo-de-intervencao-rapida-contra-superdesmatamentos-na-amazonia/639218382

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)