Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Terreiro de Umbanda recebe FPI do Rio São Francisco em Pão de Açúcar (AL)

    Preservação das comunidades tradicionais são fundamentais para a memória do povo brasileiro

    há 5 anos

    As comunidades tradicionais de matriz africana são fundamentais para recontar a história do povo negro. A fim de garantir a liberdade de culto e combater a intolerância religiosa, o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, coordenando a equipe Patrimônio Cultural/Comunidades Tradicionais, durante a 9ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, visitou o terreiro de umbanda Centro São Jorge, no município de Pão de Açúcar, na última sexta-feira (9).

    Verificar se as comunidades tradicionais estão sendo respeitadas e protegidas pelo poder público é tarefa dos que compõem a Equipe 10 da FPI do São Francisco. Como ação de aproximação, representantes do Ministério Público, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH), do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Palmares visitaram o terreiro da ialorixá Mãe Terezinha.

    Terreiro – Mãe Terezinha, que é mãe de santo há 60 anos, contou um pouco de sua história e das dificuldades em manter a casa aberta para os cultos. Falou do preconceito que ainda enfrenta e da intolerância religiosa.

    O procurador da República Bruno Lamenha ressaltou que as religiões de matriz africana, que utilizam recursos naturais para a prática cultural, social, religiosa e ancestral transmitidos pela tradição são comunidades tradicionais que precisam ter seus espaços preservados pelo poder público, a fim de garantir a memória do povo negro e de recontar a história do país.

    Os representantes da Fundação Palmares, da Semudh e do Iphan esclareceram sobre as garantias sociais que os governos federal e estadual oferecem às comunidades tradicionais, como os terreiros.

    Coco de Roda – Um dos filhos de Mãe Terezinha é o Mestre Laércio de Bamba, um músico e folclorista que se dedica a manter a memória e a arte do pagode de coco de roda tradicional no estado de Alagoas. Laércio e seus irmãos apresentaram seu canto e dança para a Equipe 10.

    Mestre Laércio revelou que sua dedicação à cultura alagoana vem do incentivo que recebeu dos pais que dançam o coco desde jovens. O pai de Laércio participava de grupos de Chegança e Marujada, folguedos típicos, enquanto a mãe – Mãe Terezinha – plantava arroz cantando Coco de Roda.

    Proteção constitucional – O artigo 215 da Constituição Federal prevê que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. O seu § 1º dispõe que o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

    O Estatuto da Igualdade Racial (Lei 2.288/2010) dispõe que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. E, que o direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana compreende “a comunicação ao Ministério Público para abertura de ação penal em face de atitudes e práticas de intolerância religiosa nos meios de comunicação e em quaisquer outros locais”.

    Já no artigo 26, o Estatuto da Igualdade Racial prevê que o poder público adotará as medidas necessárias para o combate à intolerância com as religiões de matrizes africanas e à discriminação de seus seguidores, especialmente com o objetivo de “inventariar, restaurar e proteger os documentos, obras e outros bens de valor artístico e cultural, os monumentos, mananciais, flora e sítios arqueológicos vinculados às religiões de matrizes africanas” (inciso II).

    Umbanda – A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar". Suas crenças misturam elementos do candomblé, do espiritismo e do catolicismo. Tem Jesus como referência espiritual e não é raro encontrar sua imagem em lugar destacado nos altares das casas ou de terreiros de umbanda.

    O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia. Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa. Também é responsável por ensinar a doutrina e os segredos da umbanda aos seus discípulos.

    Assessoria de Comunicação Social Ministério Público Federal em Alagoas (82) 2121-1485/9.9117.4361 pral-ascom@mpf.mp.br twitter.com/mpf_al Atendimento ao cidadão Maceió: (82) 2121-1400 Arapiraca: (82) 3529-9500
    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações601
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terreiro-de-umbanda-recebe-fpi-do-rio-sao-francisco-em-pao-de-acucar-al/647182890

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)