Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF pede a todos os estados que cobrem vacinas em dia para matricular crianças em creches e pré-escolas

    Objetivo é coibir recentes falhas relacionadas à baixa cobertura vacinal e preservar a excelência brasileira já alcançada pelo Programa Nacional de Imunização

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) enviou a todos os secretários de saúde dos estados brasileiros ofício solicitando que as creches e as pré-escolas dos municípios verifiquem, no momento da matrícula, a caderneta de vacinação das crianças, informando às autoridades sanitárias e às respectivas famílias em caso de falta das vacinas obrigatórias. A iniciativa é resultado da audiência pública “Programa Nacional de Imunização – Redução das Desigualdades Sociais”, realizada em setembro na sede da Procuradoria-Geral da República.

    O objetivo da ação promovida pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR) é coibir recentes falhas relacionadas à baixa cobertura vacinal e preservar a excelência brasileira já alcançada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). No primeiro semestre de 2018, o Ministério da Saúde constatou a redução da imunização no território brasileiro, com ameaça de retorno de doenças extintas como a poliomelite. Os números acenderam o sinal de alerta no poder público.

    Nesse contexto, os ofícios enviados pela 1CCR a todos os secretários de saúde do país reforçam a necessidade de verificar a aplicação das vacinas em crianças. Ao todo, são 12 vacinas a serem tomadas antes dos 10 anos de idade, entre elas a da poliomelite. “É necessária a atuação integrada entre diferentes órgãos, a fim de fortalecer as campanhas de vacinação e garantir a distribuição adequada, inclusive em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas”, afirma a coordenadora da 1CCR, subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos.

    O Paraná foi o primeiro estado a responder os questionamentos do MPF sobre a verificação do calendário de vacinas no momento da matrícula escolar. A Secretaria de Saúde paranaense informou que já havia publicado instrução normativa Conjunta com a Secretaria de Educação, em setembro deste ano, e editado uma Lei Estadual sobre o tema, em junho deste ano. “As normas dispõem sobre a obrigatoriedade da apresentação de declaração de vacinação no ato da matrícula escolar em todas as escolas da rede pública e privada que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”, diz a pasta estadual de Saúde na resposta ao MPF. Além disso, tem acompanhado as regionais de saúde e os municípios para viabilizar o cumprimento das determinações.

    No ofício, o MPF ressalta que a vacinação é uma ação fundamental para a saúde das crianças brasileiras e que não vacinar é expô-las ao risco de adoecer e morrer, além de facilitar a introdução de doenças imunopreveníveis já erradicadas no país, como o sarampo e a poliomielite. O PNI completou 45 anos neste ano e é considerado uma conquista brasileira no que diz respeito à saúde pública. “O PNI é algo precioso para o patrimônio do país. Sua capilaridade no território nacional apresenta a eficiência que poucas políticas públicas brasileiras alcançam”, afirmou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, durante audiência pública para discutir o tema.

    Leia a íntegra do ofício enviado às secretarias de saúde

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pede-a-todos-os-estados-que-cobrem-vacinas-em-dia-para-matricular-criancas-em-creches-e-pre-escolas/648191452

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)