Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    #NovembroQuilombola: MPF sustenta que processo de demarcação de território quilombola no Maranhão termine em 180 dias

    Processo tramita no Incra desde 2006, e coloca povo quilombola em vulnerabilidade

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) apresentou parecer desfavorável a recurso apresentado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre o processo de demarcação de terras da Comunidade de Remanescentes de Quilombolas do Povoado Pedreiras, localizado no município de Santa Rita, Maranhão. O processo de regularização fundiária tramita no órgão desde 2006 e a demora injustificada tem trazido sérios prejuízos à comunidade.

    O instituto havia sido condenado, pela 8ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São Luís/MA, à obrigação de concluir o Relatório Técnico de Identificação e Demarcação (RTID) do território quilombola no prazo de até 180 dias, a se iniciar a partir da data da intimação, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00.

    Consta nos autos que o MPF, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, encaminhou ao núcleo maranhense da Defensoria Pública da União (DPU), o Termo de Declarações e Certidões de Autodefinição da comunidade quilombola, para que a Defensoria acompanhasse e atuasse em defesa da comunidade. A DPU, então, solicitou informações ao Incra sobre o processo em questão, que alegou que o RTID estava pendente de conclusão devido às limitações orçamentárias e operacionais do órgão.

    No entanto, para o MPF, ficou configurada a conduta omissiva do Incra, uma vez que o processo de regularização fundiária tramita desde 2006, e o RITD, que é o segundo passo (de cinco) para a regularização fundiária de uma comunidade quilombola, ainda não havia sido concluído. Para o procurador regional da República Felício Pontes Jr. a conduta omissiva do órgão, é uma clara violação aos princípios da legalidade, da eficiência e da razoável duração do processo.

    O procurador acrescenta ainda que a omissão do Incra potencializa a situação de insegurança quanto à manutenção da comunidade quilombola, em razão do surgimento de empreendimentos empresariais na região, impulsionados pela duplicação da Ferrovia Carajás, gerando prejuízos socioambientais. A presidente da associação que representa o quilombo de Pedreiras havia inclusive sofrido ameaças.

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 8 de fevereiro deste ano, que o Decreto 4.887/2003, que regulariza o reconhecimento e a demarcação de terras ocupadas por remanescentes das comunidades quilombolas, é constitucional.

    O processo está concluso para relatório e voto da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

    Número do processo: 0064029-61.2014.4.01.3700/MA

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações157
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novembroquilombola-mpf-sustenta-que-processo-de-demarcacao-de-territorio-quilombola-no-maranhao-termine-em-180-dias/648232759

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)