jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2021
    Adicione tópicos

    MPF/Apucarana entrega Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes

    O documento tem o objetivo de implementar um modelo de prevenção, atendimento e repressão às violências cometidas contra crianças e adolescentes em Apucarana/PR

    Ministério Público Federal
    há 3 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) entrega nesta quinta-feira, 29/11, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Apucarana/PR o projeto do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. O documento é fruto de uma parceria do MPF com diversos setores da sociedade a fim de implementar um modelo de prevenção, atendimento e repressão às violências cometidas contra crianças e adolescentes, com ações de curto, médio e longo prazo. A entrega será realizada às 19h no Salão do Tribunal do Juri do edifício do Fórum da Comarca de Apucarana (Tv. João Gurgel de Macedo, 100, Centro, Apucarana/PR).

    A versão final do projeto do Plano de Enfrentamento é resultado de diversas reuniões e diligências promovidas pelo MPF no Inquérito Civil nº 1.25.016.000082/2014-01, instaurado no âmbito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Durante o trâmite do inquérito participaram das reuniões setores públicos e privados da sociedade de Apucarana, sob a coordenação do MPF. Como resultado, elaborou-se um anteprojeto que será submetido ao CMDCA, o qual, após análise e deliberação, deverá aprová-lo.

    O plano opera em cinco eixos: gestão; mobilização e articulação; prevenção e atendimento; proteção e responsabilização e, por fim, protagonismo infantojuvenil. Diagnosticar a realidade da violência e o perfil do público a ser atendido faz parte das ações do primeiro eixo. O segundo visa fortalecer as articulações com a sociedade civil no enfrentamento da violência que envolve crianças e adolescentes, principalmente os profissionais envolvidos com a temática, além de difundir a cultura de paz. O terceiro eixo busca garantir atendimento especializado em rede às crianças, aos adolescentes e suas famílias em situação de violência e desenvolver ações de caráter preventivo tendo como foco as políticas sociais e o sistema de garantia de direitos. Atualizar a legislação, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e capacitar os profissionais da área jurídico-policial e implementar serviços especializados estão entre os objetivos do quarto eixo. Já o quinto visa promover a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos e comprometê-los no controle das ações previstas no plano.

    As diretrizes do Plano Estadual de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes (2010 – 2015), da Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes), reforça a importância de todos agirem para interromper os ciclos de violência que hoje atingem crianças, mas que amanhã poderão envolvê-las também como adultos.

    Serviço:

    O quê? MPF entrega ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Apucarana/PR o Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes.

    Quando? Nesta quinta-feira, 29/11, às 19h

    Onde? Salão do Tribunal do Juri do edifício do Fórum da Comarca de Apucarana (Tv. João Gurgel de Macedo, 100, Centro, Apucarana/PR).

    Atendimento à imprensa
    Fones: 41. 3219-8870/ 8858
    E-mail: prpr-ascom@mpf.mp.br
    Site: www.prpr.mpf.mp.br
    Twitter:



    www.twitter.com/MPF_PRPR

    Atendimento ao cidadão
    Fone: 41. 3219-8700

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)