Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF em Goiás consegue a condenação de fiscais do Inmetro pela prática do crime de concussão

    Condenação refere-se à Operação Pesos e Medidas, deflagrada em 2017

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás conseguiu a condenação de quatro fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pela prática do crime de concussão (art. 316 do Código Penal), que é quando o servidor exige vantagem indevida em razão da função que ocupa, para si ou para outrem, direta ou indiretamente. Os condenados foram Divino Antônio da Silva, Carlos Alberto Araújo de Mendonça, Willian Santos Duarte e Édson Souza. A sentença, da última terça-feira (4), é da 5ª Vara da Justiça Federal (JF) em Goiânia.

    De acordo com a denúncia do MPF, de outubro de 2017, os fiscais do Inmetro foram flagrados, na chamada Operação Pesos e Medidas, cobrando propina de donos de postos de combustíveis para deixar de cumprir o seu dever de ofício, consistente na fiscalização periódica dos estabelecimentos para aferir a regularidade de vasão, volume, etc, das bombas de abastecimento, bem como proceder a autuação no caso da ocorrência de eventual irregularidade. As extorsões teriam ocorrido no período de 2009 a outubro de 2017.

    Em sua sentença, o juiz federal Alderico Santos condenou Divino Silva a 4 anos de reclusão e ao pagamento de 79 dias-multa; Carlos Mendonça a 3 anos e 6 meses e 66 dias-multa; Willian Duarte a 3 anos e 1 mês e 66 dias-multa e Édson Souza a 4 anos e 62 dias-multa. Foi definido o regime aberto para o cumprimento inicial da pena para os quatro condenados. Além disso, foi decretado o perdimento dos respectivos cargos públicos. No entanto, as penas restritivas de liberdade dos quatro condenados foram substituídas por duas restritivas de direitos. A primeira é o pagamento de 10 salários mínimos em prol de instituições filantrópicas e a segunda a prestação de serviços à comunidade na proporção de uma hora de tarefa por dia de condenação, também junto a instituição filantrópica.

    Inconformado com a pena aplicada, o procurador da República Raphael Perissé, autor da denúncia, pretende recorrer da sentença para aumentar as penas aplicadas e reverter a absolvição de um quinto fiscal envolvido, que foi absolvido das acusações.

    Para mais informações, leia a sentença proferida pela 5ª Vara da Justiça Federal em Goiânia (Ação Penal nº 32407-74.2017.4.01.3500).

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Goiás
    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
    E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
    Site: www.mpf.mp.br/go
    Twitter: http://twitter.com/mpf_go
    Facebook: /MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações612
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-em-goias-consegue-a-condenacao-de-fiscais-do-inmetro-pela-pratica-do-crime-de-concussao/656616911

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)