Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR defende manutenção de liminar que impede fiscalização do Tribunal de Contas da União na Usina de Itaipu

    Raquel Dodge sustenta que a empresa é um organismo internacional privado, dotado de natureza empresarial, surgido de um tratado e com plena capacidade de direito internacional

    há 5 anos

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a manutenção de liminar que determinou que o Tribunal de Contas da União (TCU) não é competente para atuar em questões relacionadas à Usina Itaipu Binacional. O documento, contrarrazões ao agravo interno, foi protocolado em resposta ao recurso apresentado pelo TCU contra a decisão. O entendimento é de que a Itaipu, estabelecida por meio de tratado entre Brasil e Paraguai, segue critério da igualdade em toda a administração e estrutura, e exatamente por isso, o TCU não tem competência para fiscalizar apenas uma das partes. “Brasil e Paraguai, livremente, assinaram os termos do acordo, que faz lei entre as partes. Assim agindo, ambos os Estados abriram mão de parcela de suas competências, inclusive a de fiscalizar a empresa na forma das respectivas legislações internas”, avaliou a PGR.

    A peça apresentada pela procuradora-geral faz parte da Ação Cível Originária (ACO) 1905, que discute a natureza e o regime jurídico a que se submete a empresa Itaipu Binacional. Em um dos trechos da peça, a procuradora-geral ressalta que não há prevalência de uma parte – brasileira ou paraguaia – sobre a outra e também não existe uma separação entre as diretorias. “Não há que se falar em duplicidade de regimes jurídicos”, pondera Raquel Dodge. A avaliação é a de que a Itaipu Binacional é um organismo internacional privado, dotado de natureza empresarial, surgido de um tratado e com plena capacidade de direito internacional.

    Outro argumento apresentado sobre a impossibilidade de fiscalização por parte do TCU é o de que a Constituição somente atribuiu ao tribunal a competência para fiscalizar as contas nacionais de empresas supranacionais e, na Itaipu, não existem contas nacionais. A PGR menciona, ainda, a Lei 6.223/1975, que trata da fiscalização financeira e orçamentária da União, exercida pelo Tribunal de Contas. A norma refere-se, expressamente, às pessoas 'públicas' de direito privado em que haja exclusividade ou prevalência de capital da União ou pessoa de sua administração indireta. O dispositivo não alcança, portanto, o caso da Itaipu, que, como visto, é composta por capital brasileiro e paraguaio em situação de absoluta igualdade.

    Raquel Dodge também ressalta que o posicionamento do TCU, o de que é possível o controle de contas da Itaipu, vai de encontro ao entendimento que encampou por mais de 30 anos. A PGR frisa que o próprio TCU já reconheceu que não sabe definir o que seriam as contas nacionais da empresa e que o tribunal também não dispõe de norma que estabeleça ou discipline o procedimento que possibilitaria a fiscalização. De acordo com Raquel Dodge, a impossibilidade de controle pelo TCU não significa inexistência de controle. Na verdade, os atos que a Itaipu pratica, exatamente por ser uma entidade pública binacional, submetem-se, pela própria natureza jurídica, a duplo controle (brasileiro e paraguaio). “Portanto, o controle existe, mas tem como fundamento as normas institucionais da própria entidade, decorrentes, aliás, do Tratado de 1973”, pondera a procuradora-geral.

    A PGR reforça que os meios de controle e atuação sobre a empresa binacional juridicamente aceitáveis são apenas aqueles contidos no tratado internacional e seus anexos. A observância ao estatuto da Itaipu é imposta ao Brasil e ao Paraguai e a todos os órgãos e entidades das administrações públicas internas, inclusive as cortes de contas nacionais. No documento, Raquel Dodge pede para que, por razões de segurança jurídica, seja mantido esse entendimento e que seja impedida a fiscalização da Itaipu pelo Tribunal de Contas até que o STF defina, em julgamento, colegiado e definitivo de mérito, a tese sobre “questão de notória sensibilidade”.

    Íntegra das contrarrazões na ACO 1.905

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-defende-manutencao-de-liminar-que-impede-fiscalizacao-do-tribunal-de-contas-da-uniao-na-usina-de-itaipu/659953562

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)