Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sentença de improcedência em ação contra o curso da UFRGS “O golpe de 2016 e a nova onda conservadora no Brasil” acata parecer do MPF

    Sem liberdade de ensinar não há direito à educação, afirma MPF

    há 5 anos

    A sentença da 1ª Vara Federal de Porto Alegre, sobre o ação popular que visava suspender o ato que autorizou a realização do curso “O golpe de 2016 e a nova onda conservadora do Brasil”, ofertado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul – UFRGS, acatou o parecer do Ministério Público Federal (MPF) ao julgar improcedente a ação.

    Para o MPF, a pretensão da ação não deve prosperar, sendo a questão tratada por dois enfoques principais: o da liberdade de ensino e o da autonomia didático-científica das Universidades.

    N



    o parecer, sustenta o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Rodrigues de Freitas, que o cerne da questão deve ser tratado sob dois enfoques principais: o da liberdade de ensino (artigo 206, II, da Constituição Federal) e o da autonomia didático-científica das Universidades (artigo 207, caput, da Carta Magna).

    A título ilustrativo, lembrou o MPF que o Supremo Tribunal Federal, no ano de 1964, em plena ditadura militar, concedeu Habeas Corpus a um professor de economia que distribuiu para seus 26 alunos cópias de um manifesto contrário à situação política vigente, afastando acusações tais como incitação à subversão da ordem política e social e de instigação pública à desobediência coletiva ao cumprimento da lei de ordem pública. Na ocasião, todos os Ministros concordaram com a necessidade de prevalência da liberdade de ensino, a chamada liberdade de cátedra.

    Leia a íntegra da sentença

    Leia a íntegra do parecer do MPF





    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
    Telefone MPF: (51) 3284-7200
    Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
    Site: www.mpf.mp.br/rs
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sentenca-de-improcedencia-em-acao-contra-o-curso-da-ufrgs-o-golpe-de-2016-e-a-nova-onda-conservadora-no-brasil-acata-parecer-do-mpf/662582376

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)