Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação do MPF e da Auditoria de Trabalho e Emprego em Goiás resulta em substituição de armamento policial com defeito

    As pistolas usadas pela PM/GO expunham a risco a segurança e a vida de policiais militares e de cidadãos

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás concluiu, nesta quinta-feira (17), inquérito civil instaurado para apurar eventuais ações ou omissões da União e do Estado de Goiás, com relação ao uso de 2,5 mil pistolas (modelo PT 24/7 PRO D) da fabricante Forjas Taurus S.A, usadas pela Polícia Militar de Goiás (PM/GO). Em função de defeitos irreparáveis, o armamento expunha a risco a segurança e a vida de policiais e de cidadãos.

    Na sua conclusão, o MPF aponta que o Estado de Goiás já recebeu da fabricante das armas 2 mil novas pistolas (modelo PT 92 AF) para uso da tropa em substituição às anteriores, que foram interditadas pela Auditoria de Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) em outubro de 2017. As armas com defeito serão encaminhadas pela fabricante para destruição.

    A resolução do caso só foi possível, de acordo com o procurador da República Ailton Benedito, devido à atuação conjunta do MPF e da SRTE/GO (equipe coordenada pela auditora do Trabalho Jacqueline Carrijo) que trabalharam por mais de um ano a fim de obter a solução definitiva do problema de responsabilidade do Estado de Goiás e da Forjas Taurus S.A. “A utilização de arma de fogo segura é medida que se impõe. Para o policial, trata-se de equipamento de proteção pessoal, de defesa da sua vida e integridade física, bem como de defesa da sociedade”, assevera o procurador.

    Entenda o caso – Desde outubro de 2017, o MPF atua sobre os desdobramentos da interdição do armamento, realizada em conjunto com o Ministério do Trabalho, em razão de mau funcionamento, disparos involuntários e lesões causadas a policiais. Em julho do ano passado, membros do MPF reuniram-se com os então governador e secretário de segurança pública de Goiás, para tratar da inutilização e substituição das 2,5 mil pistolas. Finalmente, no segundo semestre de 2018, todas as armas com defeito foram substituídas por armas novas e adequadas à atividade policial.

    Clique aqui e leia a íntegra da promoção de arquivamento.

    Notícias relacionadas:MPF acompanha ato de interdição de 2500 pistolas utilizadas pela PM de Goiás
    MPF discute com governo de Goiás providências acerca de armamentos da Polícia Militar que estão impedidos para uso

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Goiás
    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
    E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
    Site: www.mpf.mp.br/go
    Twitter: http://twitter.com/mpf_go
    Facebook: /MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-do-mpf-e-da-auditoria-de-trabalho-e-emprego-em-goias-resulta-em-substituicao-de-armamento-policial-com-defeito/664408856

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)