Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP Eleitoral obtém multas para deputados por propaganda irregular em Teresópolis (RJ)

    Daniela do Waguinho e Marcos Muller derramaram inúmeros “santinhos” na rodovia BR-116

    há 5 anos

    Como resultado de ação da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) multou a deputada federal Daniela do Waguinho (MDB) e o deputado estadual Marcos Muller (PHS) em R$ 2 mil, cada, pelo lançamento de “santinhos”, na madrugada do dia do 1º turno de 2018, no km 78 da BR-116 (Rio-Bahia), em Teresópolis. Os magistrados do TRE concordaram com o procurador regional eleitoral Sidney Madruga que essa propaganda é vedada pela legislação (Lei 9.504/97, art. 37) por ferir o princípio da igualdade entre os candidatos.

    No entendimento da PRE e do Tribunal, essa propaganda em vias públicas é coibida pela legislação eleitoral como forma de garantir a isonomia entre candidatos e evitar influências no voto do eleitor. Nos autos do processo, a PRE demonstrou um volume significativo de material de propaganda com os nomes e números de urna de Daniela do Waguinho e Marcos Muller.“As imagens anexadas são aptas a demonstrar a propaganda irregular”, frisou o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, que rebateu recursos dos réus que alegavam não haver uma estimativa do volume de santinhos na via. “O fato de inexistir no relatório de fiscalização a quantidade estimada de 'santinhos' para cada candidato não impede o reconhecimento da conduta ilícita.”

    Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ Tel.: (21) 3554-9003/9199 Twitter: @mpf_prr2
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-eleitoral-obtem-multas-para-deputados-por-propaganda-irregular-em-teresopolis-rj/698743624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)