Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    #AbrilIndígena: Índias Maxakali maiores de 14 anos têm direito a salário-maternidade

    Pedido feito pelo MPF em ação civil pública ajuizada em 2005 é confirmado pelo STF

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais (MG) obteve, em definitivo, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), o reconhecimento do direito das índias Maxakali com idade igual e superior a 14 anos da qualidade de seguradas especiais para concessão do benefício previdenciário de salário-maternidade.

    A ação foi ajuizada pelo MPF contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2005. Após a decisão da 29ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, que julgou procedente a ação, o INSS recorreu da decisão. O INSS alegou que o artigo , inciso 33, da Constituição Federal proibiria qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

    Com base em laudos antropológicos, o MPF sustentou que as jovens índias Maxakali exercem, desde muito cedo, atividades agrícolas e domésticas que progressivamente adquirem contornos de efetiva participação no trabalho familiar. Não havendo preocupação com a idade da primeira gestação, que acontece entre 13 e 16 anos como consolidação da união afetiva, já que é inexistente um ritual demarcado para o casamento.

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a decisão da 29ª Vara e afirmou que, embora a Constituição Federal proíba o trabalho de menores de 16 anos de idade, interpretar a norma em desfavor das índias Maxakali seria descabido, já que a lei tem caráter protetivo, com o objetivo de coibir a exploração do trabalho e preservar os direitos à educação, lazer e saúde. “A situação da indígena maior de 14 anos e menor de 16 anos que trabalha em atividades rurícolas, domésticas e de extrativismo pode ser equiparada à do aprendiz, pois ambos dão os primeiros passos para adquirir os conhecimentos e a habilidade necessários ao exercício de suas atividades”, diz a decisão do Tribunal.

    O INSS recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tentou, mais uma vez, reverter a decisão através de um recurso especial, mas o Tribunal não reconheceu a apelação. “Nesse sentido, quando a legislação vedou o trabalho infantil, teve por escopo a sua proteção, tendo sido estabelecida a proibição em beneficio do menor e não em seu prejuízo, aplicando-se o princípio da universalidade da cobertura da Seguridade Social”, diz a decisão do STJ.

    Trânsito em julgado – Mais uma vez o INSS recorreu da decisão, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) também não reconheceu o recurso apresentado pela autarquia, confirmando assim a decisão da primeira instância. “A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal assentou-se no sentido de que a regra exposta no art 7º, XXXIII, foi criada como uma proteção à criança e ao adolescente, não podendo ser interpreta em seu prejuízo. Portanto, uma vez que o indivíduo seja compelido a trabalhar, em contrariedade ao que dispõe essa norma constitucional, seja por exploração de trabalho infantil ou, como no presente caso, por uma tradição cultural igualmente protegida pela Constituição em seu artigo 231, caput, ele deve ter acesso aos direitos decorrentes da relação de
    trabalho”.
    ACP nº 2005.38.00.005481

    Notícia relacionada:
    Justiça concede salário-maternidade a índias Maxacalis maiores de 14 anos

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Minas Gerais
    Tel.: (31) 2123.9010 / 9008
    No twitter: mpf_mg

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações142
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abrilindigena-indias-maxakali-maiores-de-14-anos-tem-direito-a-salario-maternidade/698743630

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)