Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    #AbrilIndígena: mostra “Respeito ou Repetição?” entra em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília

    Acervo resgata documentos que mostram atrocidades cometidas contra povos indígenas

    há 5 anos

    O Memorial dos Povos Indígenas (MPI) de Brasília recebe, a partir desta quinta-feira (25), a exposição “Respeito ou Repetição? – A história que não se quer reviver”. A mostra é uma iniciativa da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), com curadoria de Marcelo Zelic, pesquisador e coordenador do Armazém da Memória, e arte da designer Bianca Prado.

    O acervo reunido por Marcelo Zelic traz informações do Relatório Figueiredo, de 1967, e de relatos obtidos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), que revelam atrocidades cometidas contra populações indígenas no século XX, quando o integracionismo vigorava como política oficial. A mostra, que já esteve em cartaz no Memorial do MPF, poderá ser vista no Memorial dos Povos Indígenas até o dia 12 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

    A solenidade de abertura está marcada para às 18h do dia 25 e será acompanhada de debate com a participação da liderança indígena Sônia Guajajara, coordenadora nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); do subprocurador-geral da República Antônio Carlos Bigonha, coordenador da 6CCR/MPF; de Guta Assirati e Jaime Siqueira, do Centro de Trabalho Indigenista; e de Marcelo Zelic. Logo após o debate, às 20h, será exibido o filme-manifesto "Gigantes Pela Própria Natureza", seguido do show do rapper futurista O Novíssimo Edgar, que assina a trilha-sonora da produção.

    Além da exposição "Respeito ou Repetição?", o Memorial dos Povos Indígenas apresenta mostra de filmes sobre a temática indígena, oficinas e palestras para marcar o #AbrilIndígena.


    Mostra: Respeito ou Repetição? A história que não se quer reviver

    Memorial dos Povos Indígenas de Brasília
    Visitação: De 25 de abril a 12 de maio
    Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
    Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
    Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156




    Abertura: 25 de abril, às 18h, com mesa de debates


    E-mail: agendamento.mpi@gmail.com

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr
    instagram.com/mpf_oficial
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações206
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abrilindigena-mostra-respeito-ou-repeticao-entra-em-cartaz-no-memorial-dos-povos-indigenas-em-brasilia/700294389

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)