Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Segurança, Ética e Cidadania na Internet serão tema de oficina promovida pelo MPF no Ceará

    Capacitação é voltada para representantes de instituições de ensino do Ceará

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará promoverá a oficina Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online. Marcada para o dia 21 de maio, das 8h às 12h, a capacitação é voltada para educadores do ensino básico de instituições das redes pública e privada do Ceará, além de profissionais da coordenação de serviços sociais e de saúde do estado.

    O objetivo principal do curso é capacitar os participantes para abordagem em sala de aula sobre o uso da internet com respeito à cidadania e aos direitos humanos. A formação para esse público é regida pelo artigo 26 do Marco Civil da Internet no Brasil: “O cumprimento do dever constitucional do Estado na prestação da educação, em todos os níveis de ensino, inclui a capacitação, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico".

    Cyberbullying, compartilhamento de imagens íntimas, reputação digital, jogos violentos e segurança digital serão temas tratados no encontro. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de articulação desta oficina com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando somar esforços para ampliar a capacidade de utilização crítica das mídias digitais no Brasil.

    Quem conduzirá o curso é Rodrigo Nejm, doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com doutorado sanduíche na Universidade de Paris V e na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) em 2014, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA) e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realiza pós-doutoramento em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFBA) pesquisando dinâmicas interacionais nos ambientes digitais, colabora como psicólogo e diretor de educação da SaferNet Brasil.

    Os convites para cada representante foram enviados por ofício do procurador-chefe do MPF, devendo os convidados confirmarem as participações através do e-mail prce-se@mpf.mp.br.







    SERVIÇO:
    Oficina Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online
    Data: 21 de maio
    Hora: 8h às 12h
    Local: auditório do MPF



    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Ceará
    fone: (85) 3266-7457 / 3266-7458
    prce-ascom@mpf.mp.br
    Twitter: @mpf_ce
    Facebook: /MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações143
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguranca-etica-e-cidadania-na-internet-serao-tema-de-oficina-promovida-pelo-mpf-no-ceara/705160618

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)