Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caixa de Pandora: primeiro caso em que membros do MP são condenados por concussão e violação de sigilo funcional

    Promotores do MPDFT Leonardo Bandarra e Déborah Guerner também foram condenados à perda do cargo

    há 5 anos

    A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concluiu, na última quinta-feira (30), o julgamento da ação penal 0068496-67.2010.4.01.0000/DF oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Leonardo Bandarra e Déborah Guerner, promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), pela prática dos crimes de concussão, violação de sigilo funcional e formação de quadrilha. Ainda está pendente o julgamento de outras duas ações contra os réus, com prazos próximos a prescrever.

    A denúncia contra os promotores foi recebida pelo TRF1 em setembro de 2011 e o julgamento havia sido iniciado em janeiro deste ano, porém suspenso após pedido de vista da desembargadora Maria do Carmo Cardoso. No dia 30, a maioria da Corte Especial seguiu o voto do relator, desembargador federal Kassio Nunes Marques, favorável à condenação dos promotores pelos crimes de concussão e violação de sigilo funcional, na forma qualificada.

    “Estamos trabalhando nesses casos há mais de 10 anos. Pela primeira vez no país, membros do Ministério Público da União foram condenados por concussão”, diz o procurador regional da República Ronaldo Meira de Vasconcellos Albo, autor das denúncias. Com a decisão, Leonardo Bandarra foi condenado à pena de 7 anos e 7 meses de reclusão em regime semiaberto e 202 dias-multa; e Déborah Guerner foi condenada a 7 anos e 9 meses de reclusão em regime semiaberto e 262 dias-multa. Além das penas de reclusão, a Corte determinou a ambos a perda do cargo de promotor de justiça.

    Quanto aos outros réus da ação, Jorge Guerner, marido de Déborah Guerner, foi condenado pelo crime de receptação, tendo sido imputada a pena de 1 ano e 15 dias de reclusão e 43 dias-multa. Já Cláudia Marques foi absolvida. E todos os denunciados foram absolvidos da acusação de formação de quadrilha.

    Crimes podem prescrever – Tramitam ainda no TRF1 outras duas ações penais contra os réus com prazos prescricionais próximos a vencer: nº 0071906-36.2010.4.01.0000/DF, referente aos crimes de extorsão contra o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, e nº 0005764-79.2012.4.01.0000/DF, em que Leonardo Bandarra foi denunciado por falsidade ideológica quanto à compra de imóvel em Brasília. As ações fazem parte da Operação Esperança, em desdobramento da Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009, sobre crimes de corrupção envolvendo o ex-governador do Distrito Federal.

    A denúncia referente aos crimes de extorsão foi autuada no TRF1 em 12/11/2010 e recebida pelo Tribunal, por unanimidade, em 27/07/2011, no entanto, redistribuída ao atual relator apenas em 15/08/2018. Essa ação, que pode prescrever em julho deste ano, aguarda pedido de pauta. O processo contra Leonardo Bandarra por falsidade ideológica foi autuado em 02/02/2012 e redistribuído ao atual relator apenas em 27/09/2018, também sem previsão de pauta.

    Ciente da iminente prescrição dos crimes e da impunidade dos acusados, o MPF representou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o excesso de prazo nos processos para que sejam tomadas as devidas providências e que as ações sejam julgadas em tempo hábil.

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caixa-de-pandora-primeiro-caso-em-que-membros-do-mp-sao-condenados-por-concussao-e-violacao-de-sigilo-funcional/716630133

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)