Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF rescinde acordo de colaboração firmado por Nelson Mello

    Decisão foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal para análise e homologação

    há 5 anos

    Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (3), o Ministério Público Federal (MPF) informou a decisão de rescindir o acordo de colaboração premiada firmado por Nelson José de Mello. O acordo foi homologado em junho de 2016 pelo então relator da Operação Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki. O documento é assinado pela a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que requereu a homologação da rescisão definitiva e a manutenção da validade das provas apresentadas pelo ex-diretor de relações institucionais da empresa Hypermarcas. Como consequência da medida, Nelson Mello perde as premiações acertadas com o MPF – como não ser denunciado pelos crimes confessados.

    Na peça, a PGR detalha que Nelson Mello descumpriu o compromisso de dizer a verdade, apresentando informações falsas ou “omitindo fato penalmente relevante praticado por ele”. Também deixou de entregar provas ao Ministério Público Federal, situação que justifica a rescisão do acordo e a revogação dos benefícios dele decorrentes. Entre os pontos mencionados na manifestação de rescisão, está o fato de o então colaborador ter afirmado que desconhecia quem eram os parlamentares beneficiados com os valores pagos pela empresa via contratos fraudulentos em decorrência da intermediação dele.

    O documento aponta que, diferentemente de outras delações homologadas pelo STF – em que os respectivos colaboradores apresentaram dezenas de fatos delitivos distintos –, o acordo de colaboração de Nelson Mello foi composto por apenas dois termos de colaboração, com fatos bastante delimitados. Ainda assim, considerando o universo já limitado de fatos trazidos ao conhecimento do MPF, o executivo conseguiu falsear, ou omitir, a verdade nos seus depoimentos. Uma linha do tempo detalha também a forma como agiu o colaborador – “a reboque” das investigações – somente apresentando novas informações à medida que se tornava inquestionável sua participação nos respectivos fatos delitivos.

    A decisão da PGR foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal para que o relator, ministro Edson Fachin, tome ciência e analise a homologação da rescisão do acordo de colaboração de Nelson Mello.

    PET 6121

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr
    instagram.com/mpf_oficial
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações417
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rescinde-acordo-de-colaboracao-firmado-por-nelson-mello/717140572

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)