Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em visita a MS, senador pede perdão pela violação aos direitos dos povos indígenas

    Atividade coincide com aniversário de três anos da morte de indígena durante ocupação de terras em Caarapó (MS)

    há 5 anos

    Eleito pelo Estado do Espírito Santo, o Senador Fabiano Contarato pediu perdão pelas violações de direitos, após conhecer as aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, em visita ocorrida em 13 e 14 de junho de 2019. Ele visitou as comunidades Laranjeira Ñanderu (Rio Brilhante), Guyra Kambi'y (Douradina), Kunumi (Tey Kuê) e Guyraroká (Caarapó) e Reserva de Dourados (Dourados), todas na região sul de Mato Grosso do Sul.

    A atividade foi acompanhada por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Fabiano disse que “é preciso derrubar os muros do Congresso e interagir com a população, que é a fonte e destinatária de todo poder político”.

    Ele ouviu relatos dos indígenas sobre os aspectos mais críticos enfrentados pelas comunidades, como a questão fundiária, demarcação de terras, violência, o não atendimento dos indígenas pelo aparato policial estadual (atendimento emergencial pelo 190) e aplicação de agrotóxicos sobre ou nas proximidades de aldeias.

    Professor universitário, delegado da Polícia Civil e eleito senador em 2018, Fabiano preside a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal e afirma que defender o meio ambiente “é defender as vidas que ainda estão por vir. Ser cidadão não é apenas viver em sociedade mas mudar esta sociedade. Veja as comunidades indígenas, como sofrem as mais variadas violações de direitos, sem acesso á terra, aos direitos mais básicos como água e luz. Os indígenas são a prova mais cabal de que no Brasil a lei fala que todos são iguais mas uns são mais iguais que os outros. Eu não posso conceber que a gente possa dormir tranquilamente com comunidades indígenas vivendo na mais pura miséria”.

    A visita à Retomada Kunumi, em Caarapó, em 14 de junho, coincidiu com o aniversário de três anos da morte do agente de saúde Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, que foi assassinado por fazendeiros da região, posteriormente denunciados pelo MPF à Justiça. Em visita ao túmulo de Clodiode, o senador Fabiano pediu perdão aos indígenas por todas as violações aos seus direitos. “Eu não posso falar em nome da classe política, eu acho que todos os políticos e agentes públicos deviam pedir perdão aos indígenas, mas em meu nome eu peço perdão a vocês”.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
    Telefone: (67) 3312-7265/7283
    E-mail: prms-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br
    Twitter: @MPF_MS

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-visita-a-ms-senador-pede-perdao-pela-violacao-aos-direitos-dos-povos-indigenas/721914324

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)