Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empregado público admitido por concurso, que cumpriu estágio probatório antes de 98, tem estabilidade, diz PGR

    Raquel Dodge destaca que jurisprudência do STF equipara direitos de servidores estatutários e de empregados públicos regidos pela CLT

    há 5 anos

    Empregados públicos admitidos por concurso que tenham cumprido estágio probatório antes da entrada em vigor da Emenda Constitucional 19, de 1998, têm direito à estabilidade e só podem ser demitidos após serem submetidos a processo administrativo disciplinar, com direito à ampla defesa. Esse foi o posicionamento defendido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em manifestação encaminhada ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, a PGR destaca que a jurisprudência da Corte garante os mesmos direitos a servidores estatutários e a funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    A Emenda Constitucional 19/1998 modificou o artigo 41 da Constituição Federal, restringindo o direito à estabilidade unicamente aos servidores públicos titulares de cargos efetivos. “São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público”, estabelece o texto. No entanto, conforme entendimento pacificado do Supremo, essa estabilidade alcança todos os servidores da administração pública direta e das entidades autárquicas e fundacionais, incluindo os empregados públicos aprovados em concurso público e que tenham cumprido estágio probatório antes da emenda.

    O caso em questão envolve um empregado público de autarquia estadual que, tendo ingressado na função pública por concurso público em 1994, e cumprido o estágio probatório antes da EC 19/1998, foi demitido após uma sindicância realizada pelo órgão. O processo foi parar no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que declarou a nulidade da dispensa, por não ter sido precedida de regular processo administrativo, e determinou a reintegração do empregado. Irresignada, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) interpôs recurso extraordinário junto ao STF, buscando reverter a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

    Ao refutar o argumento do órgão, Raquel Dodge esclarece que o teor do acórdão do TST não apresenta nenhuma ofensa direta à Constituição e está em harmonia com a jurisprudência constitucional. Ela explica que o empregado só poderia ser demitido por sentença judicial transitad em julgado ou mediante processo administrativo, assegurado o contraditório e a ampla defesa. Dessa forma, por considerar que servidor faz jus ao direito à estabilidade conforme redação anterior à emenda, a procuradora-geral opina pelo desprovimento do recurso extraordinário.

    Íntegra da manifestação ARE 1124991

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr
    instagram.com/mpf_oficial
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações511
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-publico-admitido-por-concurso-que-cumpriu-estagio-probatorio-antes-de-98-tem-estabilidade-diz-pgr/735592766

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 5 anos

    STF vai decidir se dispensa imotivada de empregado de empresa pública e de sociedade de economia mista é constitucional

    Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
    Artigoshá 5 anos

    Servidor público estável admitido antes de 1988 tem direito a incidência de regras de um novo plano de cargos e salários aplicáveis aos demais servidores públicos?

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 390 do TST

    Petição Inicial - TJSP - Ação Execução de Sentença de Divórcio Consensual - Procedimento Comum Cível

    Lucas Marino, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A estabilidade dos Empregados Públicos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)