Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reprovadas as contas de campanha do prefeito de São Caetano do Sul

    TRE-SP acolhe recurso do MPE e reverte decisão de primeira instância que havia aprovado as contas de Auricchio Jr, denunciado pela PRE-SP por caixa 2 nas eleições de 2016

    há 5 anos

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) acolheu ontem (15) parecer apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) e desaprovou as contas do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr. (PSDB), relativas às eleições municipais de 2016. As contas do prefeito haviam sido aprovadas pela primeira instância (269ª Zona Eleitoral), o que levou o Ministério Público Eleitoral (MPE) a recorrer da sentença.

    No parecer, a PRE-SP afirma que as inconsistências verificadas são graves e comprometem a necessária transparência das contas. Uma das irregularidades constatadas foi o recebimento de doações financeiras com indícios de ausência de capacidade econômica, no montante de R$ 380.000,00.

    A maior parte dessa quantia (293 mil reais) aparece como doação de campanha realizada por Ana Maria Comparini Silva, pessoa humilde e pensionista do INSS.

    Crime de Caixa 2 – Ana Maria Comparini Silva junto com Auricchio Jr. e o vice de São Caetano do Sul foram acusados pela PRE-SP, em junho de 2018, pela prática dos crimes de formação de organização criminosa e caixa 2.

    A ação penal foi remetida à 269ª Zona Eleitoral, onde tramita atualmente. Além do prefeito e do vice-prefeito, outras sete pessoas foram denunciadas pela PRE-SP. A investigação conduzida pela Procuradoria apontou a utilização de diversas pessoas físicas para disfarçar a origem de recursos de financiamento de campanha. A estimativa é que 54% do montante arrecadado para a campanha eleitoral foi proveniente de doações dissimuladas.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 3ª Região
    (11) 2192 8620 / 8766 / 8925
    prr3-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_prr3
    www.mpf.mp.br/regiao3/




    Relacionadas
    • Denúncia do MP Eleitoral contra o prefeito de São Caetano do Sul (SP) é remetida à primeira instância
    • MP Eleitoral em SP denuncia caixa 2 em campanha do PSDB à prefeitura de São Caetano do Sul
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações511
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reprovadas-as-contas-de-campanha-do-prefeito-de-sao-caetano-do-sul/744962339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)